Certamente [,] o Brasil passa por grandes dificuldades relacionadas à educação na atualidade. Como analfabetismo, má formação de alunos e professores e, além do mais, péssimas condições de trabalho dos educadores.
O Brasil é considerado um dos principais países em desenvolvimento (BRIC). Apesar das grandes conquistas ao longo dos anos, o país ainda possui uma alta taxa de analfabetismo, principalmente na região Nordeste com também maiores índices de pobreza, fator que contribui para a desaceleração do crescimento.
Outro fator preocupante é o nível de formação tanto dos alunos quanto dos professores, como mostrou uma pesquisa na revista Veja com quedas nas taxas de conhecimentos feitos em diversos testes com várias disciplinas e grande disparidade educacional entre o ensino público e privado.
Além disso, outro problema são as péssimas condições de trabalho dos docentes. Como aumento de violência sofrida em sala de aula, baixos salários, aumento de jornadas de trabalho para complementar a renda, o que acaba fazendo com que muitos abandonem a carreira em busca de melhores oportunidades.
Diante o exposto podemos observar que o Brasil tem grandes desafios a serem superados para melhorar a educação na atualidade. Esperamos que esses problemas possam ser resolvidos o mais rápido possível para quem sabe um dia podermos servir de exemplo de um país não só em desenvolvimento mas também de modelo educacional.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma análise superficial. Desenvolva uma linha argumentativa plausível para validar sua tese e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |