Fomos convocados á ser [ a ser] sede da copa do mundo, mostrando o que nossa nação sabe fazer como ninguém, chutar uma bola. Perante á [a] este grande evento, nosso país esta em constante transição, investindo alto em seu foco, mas será mesmo que esta mudança fará bem a nossos cidadãos? Enquanto se investe em jogadores de futebol, existem professores e alunos se dedicando em uma simples sala onde há gotas d’água caindo do teto enquanto chove.
De forma lenta nossa educação esta [está] melhorando, a sociedade esta [está] optando por se qualificar diante de vastas oportunidades. Porém, na hora aos quais educadores irão transmitir seu conhecimento, deparam-se com alguns alunos que exibem falta de interesse, no qual a liberdade tornou normal a falta de respeito, por consequência o formador perde o sentimento que o faz levantar cedo todos os dias, para chegar em uma sala de aula onde o que menos chama a atenção, é a aprendizagem.
O Brasil oferece vários programas de ensino, mas os corpos docentes preferem seguir em áreas desiguais das quais se graduaram, visto que conhecem a dura realidade que são obrigados a aguentar todos os dias. Não se sabe o que levou nosso país á este caminho, talvez os investimentos em futebol e novelas, contribuiu para este aspecto triste de nossa sociedade. Nossos principais mestres, não são valorizados, simplesmente recebem uma formação barata e lhes são oferecidos uma estrutura precária, onde não há espaço para apresentar o verdadeiro conhecimento em prática.
Alunos jovens, principalmente em escolas públicas, demonstram um interesse superior ao trabalho, e colocam a educação em segundo plano, pois ao entrarem na sala de aula, cansados, preferem criar status com os colegas e possuem tremenda preguiça de escrever e, o mais incrível, preguiça de pensar, o que leva a comportamentos inadequados como falta de respeito tirando a autoridade do orientador que estudou para transmitir seu conhecimento para tais.
Portanto, precisamos ter o foco principal no quesito educação, a maioria de nossos pedagogos sentem-se desmotivados a transmitir seu conhecimento, e de certa forma, alguns alunos agradecem. Os jovens deveriam perceber que o que os levam ao ápice de suas carreiras, é o conhecimento, e sobre tudo, o respeito e a valorização, de quem os oferece este conhecimento.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, é preciso extrapolar o óbvio e realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |