Na realidade globalizada, a educação vem sendo cada vez mais desvalorizada. O ensino público precário, a violência generalizada, a falta de interesse dos alunos e de comprometimento dos professores são apenas alguns dos fatores que levam à extinção daquilo que é tão essencial e a base do sucesso profissional.
O Governo deveria investir intensamente no ensino, pois este é a base para um futuro promissor e para a melhoria do nosso país. Bons profissionais e índices de desenvolvimento começam com uma boa educação, sendo esta portanto de uma importância inquestionável. Investir melhor na infraestrutura, com maior seriedade e a valorização dos professores aumentariam a qualidade do ensino do Brasil.
Outro desafio a ser destacado é a violência cada vez mais frequente nas escolas. Crianças e jovens que não têm condições financeiras muitas vezes veem no roubo, no tráfico uma maneira de viver, e isso é levado também às escolas. Uma conscientização deveria ser feita e, com a melhoria da educação, cada um poderia ter seu emprego de forma digna ,o que mostra como a educação é uma das soluções da própria violência.
Dentro deste contexto, há também o desinteresse por parte de alunos e professores. Jovens vão à escola sem nenhum compromisso, sem nenhuma seriedade e mal sabem que estão perdendo algo que pode dar a eles uma boa profissão, abrir as portas de formas melhores de vida. Os pais em muitos casos nem estão presentes, sendo muitas vezes pessoas ignorantes. Isso gera também o desinteresse dos professores, que não dão aula de maneira eficaz, já que vão ganhar seus salários de qualquer forma.
Portanto, é necessário haver uma reorganização total nos padrões educacionais do nosso país, e haver uma mudança de atitudes por parte do Governo, dos alunos, pais e professores para que assim exista um novo futuro e consequências lamentáveis como a violência desaparecem na sociedade brasileira.
Comentários do corretor
Seu texto soube levantar questões que evidenciam a problemática do tema. Mas não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, desenvolva suas ideias e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |