Um dos assuntos mais discutidos em termo de desenvolvimento do Brasil é a educação. HÁ quem diga que a educação brasileira vem se desenvolvendo, com ajuda da tecnologia e da globalização. E vê-se que a taxa de analfabetismo realmente vem decrescendo nos últimos anos dentro do país. Porém isso não é tudo que o povo brasileiro necessita, até porque os índices de profissionais qualificados não tem expandido tanto,já que temos a ajuda desses itens citados anteriormente.
Greves em Universidades federais e estaduais, cotas para estudantes de escola pública, entre outros conflitos, são provas de que a educação pública ( principalmente) não tem tido o apoio que é necessário, já que a maioria dos estudantes que ali frequentam são de classe média – baixa.
Vê-se que não só os alunos encontram-se sem suporte, mas também os formadores responsáveis por eles. Os mestres não estão nem um pouco satisfeitos com essa situação. As greves comprovam essa afirmação.
Não há estímulo da parte do governo para com esses precursores de nossa sociedade, e isso tem como resultado professores e alunos desestimulados e incapacitados para o mercado de trabalho, além da escassez de profissionais na área da educação.
Enquanto não houver um incentivo por parte dos superiores, responsáveis para o desenvolvimento do país, não haverá educação de qualidade.
Portanto [,] a melhor forma de resolver esses conflitos seria a terceirização da educação que provocando disputas, rivalidades e desafios entre os órgão educacionais, incitaria a ferramenta do progresso. Através de licitações as empresas concorreriam entre si a vaga do melhor. Afinal tudo que precisamos é melhorar.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema, mas realizou uma análise simplista. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e mobilize argumentos bem fundamentados para validar sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |