O cargo de maior autoridade no Vaticano é exercido pelo papa, e [papa e é] é vitalício. A renúncia papal causou polêmica e surpreendeu a todos, com isso estabeleceu questionamentos acerca do real motivo que causou o pedido. Por muitos anos, a Igreja Católica permaneceu aliada ao Governo, veio a exercer influência nas questões políticas, e [sem vírgula] consequentemente, sofreu influência do Estado.
Através desses e outros fatores históricos, como os acontecimentos marcantes durante o mandato do papa Bento XVI, levanta-se um embate sobre os reais motivos que fizeram com que o pedido fosse realizado. Segundo a imprensa, a renúncia é de caráter físico, afirma-se que o papa não está em condições de saúde adequadas para continuar no poder.
Após o escândalo do vazamento de informações confidenciais do Vaticano, e com [Vaticano e com] a posterior atitude dos líderes acerca do assunto, houve um maior policiamento por parte da população e da mídia a respeito da Igreja. Além disso, as denúncias sobre pedofilia e outros crimes dentro da organização tornam-se cada vez mais frequentes.
O embate entre as perspectivas política e religiosa faz com que a Igreja perca a autoridade e venha a ser questionada cada vez mais. As provocações da sociedade, que está informada a respeito do assunto, criam indagações e deixam em aberto questões como a atual estrutura de governo, que deve ser revista democraticamente, tendo em vista que estas questões ficam muito “longe” dos maiores interessados, os fiéis.
Sendo assim, a renúncia papal deve ser vista como uma possibilidade de levantar indagações acerca da estrutura de governo do Vaticano, partindo dos maiores interessados, que são os fiéis. Acreditar na mídia como a voz da verdade é de cunho utópico, e a partir da revisão desse comportamento pela população em geral, a corrupção no meio religioso e político tornar-se-á cada vez menor.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém não estabeleceu uma linha argumentativa que extrapolasse o recorte temático nem se adequou ao gênero textual proposto, o editorial. Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |