Um transplante chamado renovação - Banco de redações


Renúncia do Papa Bento XVI

Enviada em: 11/03/2013

Status:

Corrigida
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O ano de 2013 já se torna um marco na história, não só da igreja católica, como também da comunidade cristã ao redor do planeta. Isso porque o até então papa Bento XVI, líder da igreja católica no mundo, tomou uma atitude, no mínimo, rara: ele renunciou ao cargo de papa (a última vez que um papa renunciou a seu cargo foi em 1415, só para salientar), pois, segundo ele, já não mais podia cumprir as tarefas a ele destinadas, em decorrência de sua avançada idade.

Fato é que tal atitude pode ser interpretada de duas formas diferentes: a primeira delas aponta a coragem e humildade do papa como forma de chamar a atenção da comunidade católica, cada vez mais alienada aos vícios de uma sociedade globalizada e moderna. A segunda forma vê a atitude do papa como covarde, por não enfrentar efetivamente os problemas enfrentados pela igreja (denúncias de pedofilia praticadas por clérigos, perda significativa do numero de fieis [número de fiéis] ao redor do mundo, corrupção, entre outros).

Embora a igreja esteja passando por um dos momentos mais delicados de sua existência, onde qualquer decisão é crucial em seu futuro, a renuncia [renúncia] do papa jamais pode ser entendida como covarde. Muito pelo contrário. Covardia seria continuar como papa sem tomar atitudes que beneficiem a igreja, correndo o risco de perder ainda mais fieis. A atitude foi corajosa, pensada e feita para que a igreja se reinvente, se fortaleça [fortaleça-se] ao se renovar.

Diante de tudo isso, a reflexão que deve ser feita não é se o ato do papa foi corajoso ou covarde, mas sim de que forma a igreja se renovará e lidará com os novos tempos em que se encontra. Como o próprio Bento XVI disse, a igreja parece ter se tornado vazia por dentro, paralisada por uma crise que ameaça sua saúde e faz depender de transplantes. Transplante este chamado de renovação.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema, porém faltou uma linha argumentativa que extrapolasse o recorte temático. Além disso, adeque-se ao gênero textual exigido, o editorial.

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente