Coragem, além dos julgamentos. - Banco de redações


Renúncia do Papa Bento XVI

Enviada em: 10/03/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   A Igreja Católica é uma Igreja cristã com cerca de 2 mil anos de existência, o que dá a mesma [a ela] um notório destaque entre as religiões existentes. Como líder mundial da instituição está o Papa.

    O último pontíficie eleito foi o Papa Bento XVI, onde  [que] exerce o cargo desde  19 de abril de 2005, e acabou surpreendendo a todos com a sua decisão de renuncia  [renúncia] em 11 de fevereiro de 2013. Ele deixou o  papado no dia 28 de fevereiro de 2013.

  O anúncio do Papa gerou polêmica, suas justificativas inclinam para o fato dele estar se sentindo cansado e debilitado fisicamente, o que o impossibilitaria de exercer as funções do cargo. Alguns se convenceram, concluindo que essa foi uma prova de humildade e desapego do poder. Por outro lado, criaram-se especulações sobre os esclândalos [escândalos] envolvendo a Igreja.

  É possível que Bento XVI estivesse vivendo um conflito pessoal, seus principios [princípios] estavam sendo colocaodos à prova. Ao mesmo tempo em que buscava justiça, igualdade e paz entre os homens, via-se diante de problemáticas que talvez não conseguisse resolver.

   Sofria pressões para por fim à pedofilia entre padres, que nos últimos três anos chegaram a ser, cerca [sem vírgula] de 1,8 mil denúncias. Enfrentava uma guerra interna que provocou a divulgação de documentos secretos papais. E por fim, [papais e, por fim,] lutava de pela estrutura familiar que se baseia na união entre um homem e uma mulher.

  Porém, vive-se uma época de mudanças nas concepções humanas, que são arbritárias [arbritárias] ao pensamento do ex Papa [ex-papa] e da Igreja católica. Bento XVI [,] possivelmente, já não se sentia forte o suficiente para lutar por transformações, que não dependiam apenas da sua vontade e poder.

  Combater a pedofilia, depende [sem vírgula]  de todos os que prezam por principos [princípios] morais, e indiscutivelmente Bento XVI lutou por isso. Ir contra as [às] uniões homoafetivas, é [sem vírgula] uma opnião que deve ser respeitada, mesmo soando como preconceituosa, e assim ele o fez. Enfrentou essas e muitas outra polêmicas, que o fazem merecedor da escolha que fez.

   Os julgamentos sempre existirão, e ao seu lado a coragem. Esse foi o desfecho de Joseph Ratzinger, agora não mais Papa, mas [,] com certeza, um carajoso, capaz de reconhecer suas limitações e aceitá-las.

Comentários do corretor


Seu texto falou do tema, porém não estabeleceu uma discussão ampla e uma análise crítica dos fatos. Além disso, adeque-se ao gênero textual proposto, o editorial. Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente