Essa é uma das questões mais polêmicas de nossa sociedade, os conservadores se colocam de um lado da mesa e se opõem veementemente contra isso, porém será essa uma atitude realmente adequada em nossa sociedade? Afirmar constantemente "A vida é sagrada, não nos cabe decidir quem vive ou quem morre, não somos Deus" dentre outras afirmações possíveis. Ninguém discorda que a vida é importante, mas não seria hipócrita de nossa parte preocupar-nos somente com os primeiros nove meses da vida? E depois deixar essa pessoa nos braços da fome, doença, violência e negar-lhe qualquer acesso à educação de qualidade sem falar na questão psicológica de viver em um lar ao qual você é indesejado.
A gravidez precoce tem se tornado cada vez mais frequente dentre as adolescentes, e por isso cabe aqui uma reflexão: o que uma garota de 14 ou 16 anos sabe? Seu corpo pode está preparado para uma gestação, mas e sua mente será que está preparada para gerar uma vida, cuidar, educar e ensinar valores éticos adquiridos nos anos de experiência? Provavelmente não. Temos ainda outras circunstâncias como, por exemplo, um casal ao qual tem um filho e não possui condições financeiras para cuidar do filho e acabam abandonando os filhos em orfanatos ou mesmo nas ruas das cidades, renegados de qualquer tipo de amor e afeto proveniente da família, será mesmo que esse sofrimento a essa criança não poderia ser evitado? Sim poderia, mas alguns opositores preferem vê-los nesse sofrimento e vendar os olhos do que adotar uma postura diferente a que ele julga ser a correta.
Devemos compreender que quando uma gestante se julga incapaz psicologicamente e economicamente incapaz de gerar uma vida, é por que já ouve uma análise por parte da gestante e já sofreu o suficiente para tomar essa decisão e por isso deve ser respeitada pela sociedade. A legalização do aborto não é para obrigar todas as gestantes a abortarem, mas sim para aquelas que não possuem condições para cuidar da vida que está sendo gerada nela.
Comentários do corretor
Adeque-se ao tema proposto! Assim como no vestibular, aqui a redação que foge ao tema é zerada.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
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