Reflexão para código penal brasileiro - Banco de redações


Maioridade Penal

Enviada em: 14/02/2013

Status:

Corrigida
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Nos tempos de hoje (procure não utilizar essa expressão; utilize “Atualmente”), observamos uma realidade bem diferente dos acontecimentos passados. Seja na economia, sociedade, na política e em nossas leis (período confuso). Com isso, temos (use a 3ª pessoa) que desenvolver uma solução eficaz para o artigo 228 de nossa Constituição, na qual visa atualmente não punir jovens menores de 18 anos que cometem crimes.

(A) Cada vez mais, no Brasil, crescem os índices de crianças que começam a praticar (praticam) delitos, desde cedo, como por exemplo, furtos, brigas, tráfico e consumo de drogas. Essas pessoas sofrem de carência (melhore esse argumento) e uma (uso desnecessário) desigualdade completamente vísivel (visíveis) perante aos demais. Muitas vezes estas não obtem (obtêm) instrução familiar, uma educação adequada ou até mesmo nunca foram a (à) escola. Não podemos (use a 3ª pessoa) punir pessoas assim, a realidade deles mesmo que seja errada é esta, necessitam de sobrevivência. Há uma possível solução para isto.

Para reverter essa situação, acho (use a 3ª pessoa) que uma opção conciente (consciente) seria uma lei contextualizada, com assistência social adequada, junto de incentivos para leitura, escrita, cultura, lazer e práticas de cidadania. Enviar os jovens para a cadeia, não trará tantos benefícios, visto que o sistema é precário e mal suportam os próprios presos.

Portanto, contudo citado (uso desnecessário) creio que o melhor meio é a instrução e inserção dos jovens, apartir (a partir) do apoio social, para que eles possam adquirir conhecimento, lições e construir uma nova vida apartir (a partir) do bem. Isto auxiliará essas pessoas  a evoluirem (evoluírem) seus pensamentos, diminuindo os índices de atos ilegais e contribuindo para que não possam praticar mais crimes.

Comentários do corretor


Suas ideias são superficiais. A maioria de seus argumentos foram feitos em primeira pessoa, numa dissertação procure utilizar a terceira pessoa.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente