A discussão sobre a transposição do Rio São Franciso não vem de hoje em dia não, desde a época de Dom Pedro II, já [II já] estava sendo vista essa questão como a única solução para a seca do Nordeste, porém nada alega que essa transposição irá abençoar a área pobre nordestina casticada [castigada] pela seca ou beneficiar só os latifundiários.
Com a polêmica de transpor ou não o Rio São Francisco, se levantam [levantam-se] vários argumentos a favor e contra, como com a transposição irá abrir vários cargos de emprego, para [emprego para] pessoas da região que necessitam trabalhar, porém não sabemos como vai ser a vida das pessoas depois que as demitirem com o término do projeto. Sabemos, que [Sabemos que ] a área nordestina foi e ainda é por causa clima é afetada por secas que mataram muitas pessoas honestas e um dos impactos positivos da transposição será a água dos rios e açudes das regiões receptoras será beneficiada com as águas do São Francisco.
A maior crítica relacionada à transposição é o desmatamento de áreas que irão perder sua flora e fauna nativa, pois irão mudar um percursso de várias vidas, e não sabemos se os projetos positivos irão cumprir, porque no Brasil nem sempre tudo que alguém com poder diz se cumpri [cumpre],e como sempre a população de baixa renda pode pagar por mentiras contadas para aprovarem projetos.
Dado isso, a transportação do Rio São Francisco é algo que pode danificar muito o nosso ecossistema, com certeza irá ter benefícios relacionados a [à] transposição,por isso que ano passado ocorreu a Rio+ 20 para concilhiarmos [conciliarmos] os bens para nós próprios e para o ecossistema, então a transposição do Rio deve visar os [aos]dois lados, o lado da população e da economia e o lado do nosso rico ecossitema.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. No entanto, apresentou graves problemas de construção frasal que comprometeram a construção de sentido. Além disso, melhor trabalhe a parte argumentativa de seu projeto de texto. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Amplie seu nível de leitura!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 2.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |