O Rio São Francisco é o terceiro maior rio do país e, sendo assim, muito importante socialmente e economicamente para o país, principalmente para a região nordestina, já que o rio banha quatro estados do Nordeste.
Um projeto muito discutido por ambientalistas é a transposição desse rio a bacias hidrográficas menores do nordeste. O objetivo é solucionar o problema da seca e gerar emprego e renda para os cidadãos. O projeto beneficiará 390 municípios [,] abastecendo as cidades com água de qualidade, além de recuperar os afluentes e a qualidade das águas do rio.
Porém, há divergências nesse projeto, como por exemplo o [como o fato] fato de na época da seca o rio perder volume e ter vazão bem menor. Transferindo determinada quantidade de água para as bacias do nordeste afetará a produção de energia pelas hidrelétricas localizadas no Rio São Francisco.
Outro ponto analisado, é [analisado é] que os maiores beneficiados serão os proprietários de terra e gado. E os vazanteiros, que ganham a vida fazendo horticultura no leito dos rios nordestinos [,] serão prejudicados.
É necessário comentar ainda que 430 hectares serão desmatados para a realização deste projeto que parece ter sido mal elaborado para acudir a população que sofre com a intensa seca.
Precisamos de um projeto realmente bem elaborado e que realmente solucione o problema da seca e desenvolva a vida dos nordestinos. Será que não existe um político capaz de refletir e desenvolver esse projeto e fazer bom uso do dinheiro público?
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e soube levanter problemáticas pertinentes. No entanto, procure ir além do óbvio ao realizar sua análise. Lembre-se de que para chegar à excelência é preciso mobilizar diferentes vozes, extrapolar o recorte temático e realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |