Àgua no semi-arido - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 24/01/2013

Status:

Corrigida
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   O rio Sao Francisco, no Nordeste brasileiro, durante muito tempo tem sido visto como a solução para o problema da seca, através da transposição de parte das suas águas para alguns Estados [estados] da região Nordeste do Brasil, porém alguns criticos [críticos] afirmam que o projeto causaria muito prejuizo [prejuízo] ambiental e economico [econômico] para a população produtora das margens do rio.

   Criticos afirmam que a transposição, durante o período de estiagem, faria com que as águas do rio baixassem muito causando um desequilíbrio ecológico nas áreas atingidas, afetando a vida dos animais, a vegetação das proximidades e prejudicando algumas pessoas que vivem da plantação próximo [próxima] das margens do rio e [,] por consequência afete [,] a economia local, pois esses produtores abastecem as feiras da região com seus produtos, trazendo mais pobreza para a região, forcando familias a deixarem sua terra e migrarem para os grandes centros urbanos gerando assim uma série de problemas.

    Acreditam [,] ainda, os criticos, que a obra venha beneficiar, na verdade, grandes produtores das regiões por onde a transposição passará suas águas, servindo para a irrigação das fazendas e para a criação do gado de pessoas que nem mesmo vivem na região e que a população à qual o projeto afirma que beneficiaria tenha pouco ou até nenhum acesso a estas águas.

    As expectativas e criticas ao projeto de transposição das águas do rio São Francisco são muitas, porém não se deve desprezar a realidade dos milhares de brasileiros que estão sofrendo por causa da seca que sempre castigou o Nordeste, matando suas plantações, seu gado e os tem expulsado de sua terra.

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu um posicionamento definido acerca da problemática imposta. Deixe sua opinião e a defenda com uma linha argumentativa plausível. No mais, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente