A transposição do Rio São Francisco é uma obra grandiosa, chegando a ser a maior do PAC [,] onde serão investidos bilhões de reais e beneficiara [beneficiará] milhões de pessoas que vivem no Nordeste, porem a bastante duvidas relacionada [porém há bastantes dúvidas relacionadas] a essa obra [,] algumas delas e [são] será que ela realmente ira [irá] beneficiar essas milhares de pessoas, elas [ela] será prejudicial para as usinas hidrelétricas do Nordeste. [Nordeste?]
Uma grande duvida [dúvida] e que si ela ira [se ela irá] beneficiar esses milhões de habitantes do nordeste. Ira [Irá]sim, pois a mesma [ela] ira [irá] aquecer a economia e aumenta [aumentar] produção agrícola e [,] com isso [,] ira gera [irá gerar] novos empregos melhores [e melhores] condições de vida para a toda a população do nordeste, ou seja, todos serão beneficiados direta ou indiretamente.
Outra questão são as hidrelétricas que geram a maioria da energia elétrica da região [,] si [se] a mesma serão ou não afetadas pela transposição, mas elas não serão, pois a água que será retirada equivale à quantidade de água que evapora em algumas horas, e muitas vezes e ate [e até] liberada pela hidrelétrica nos tempo [tempos] de cheia [,] gerando um desperdício de água.
A obra da transposição do Rio São Francisco e [é] bastante viável, pois a mesma [elá] ira beneficiar milhões de pessoas que vivem no Nordeste e não trará tantos prejuízos si for levado em questão o custo beneficio, afinal ela aquecera [aquecerá a] economia melhorara [e melhorará] a produção agrícola da área e com isso ira gerar novos empregos e uma melhor condição de vida na região, tornando o Nordeste um lugar melhor pra si [para se] viver.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema proposto. No entanto, apresentou graves problemas relacionados à escrita, além de não ter apresentado uma linha argumentativa plausível para comprovar sua tese. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprova e fundamentar. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |