Boas Intencoes, mas atitudes - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 24/01/2013

Status:

Corrigida
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O governo brasileiro nunca mostra a populaçao [população] o perigo todo de todos os projetos feitos por eles. Nenhum projeto é perfeito  sempre há falhas, mas o governo apenas mostra as coisas boas. Apenas quando os problemas começam a ser muito obvios [óbvios] e começam a ser impossiveis [impossíveis] de esconder é que a população sabe dos problemas. O projeto e [de] Transição do Rio São Francisco é como todos os outros, o que o governo mostra nem sempre é o que parece. Se esse projeto for levado adiante tudo vai acabar em mais probelmas [problemas] inves [ao invés] de resolve-los [resolvê-los].

Este projeto ira [irá] usar a água do Rio São Francisco. Este rio prove [provê] 95% da eletricidade no Nordeste e qualquer agua [água] retirada do São Francisco irá diminuir a produçao da eletricidade que todos precisam. O governo está tirando o provilegio [privilégio]dos nordestinos de ter eletricidade em casa. O mundo todo tem energia eletrica [elétrica] em casa, mas o governo brasileiro ira diminuir a produçao para poder criar irrigaçoes [irrigações]. Sim, o projeto irá ajudar muitas pessoas, mas tambem irá prejudicar muito mais. Eletricidade como muitas oitras [outras] coisas é uma necessidade que todos têm.

O São Franciso também tem epocas [épocas] de seca e de chuva, e nas espocas [épocas] de seca [,]o rio tem vazao bem menor. Se dois projetos forem retirar água do rio [,] ele ficará seco em alguns anos. Um rio apenas não pode suportar a água ser tirada para tantos motivos deste jeito. No periodo [período]de seca [,] quase todo a água pode ser retirada do rio para poder ser usada por motivos não necessarios [necessários].

Com a retirada de água pelos dois projetos [,] a natureza em volta tambem ira morrer. Arvores [árvores] precisam de agua [água] para sobreviver e se o rio secar elas não teram [terão] nenhuma arvore. Arvores producem oxigenio [Árvores produzem oxigênio] para o mundo respirar e se as arvores morrerem o governo esta [está] nos matando devagar. Ninguem [Ninguém] nunca pensa na natureza e no bem humano quando projetos producem [produzem]dinheiro. Com este projeto [,] a natureza no Brasil começara [começará] a morrer e ninguem gostara [ninguém gostará] disto.

O dinheiro colocado neste projeto poderia estar sendo colocado em escola para brasileiros ou para hospitais. As escolas publicas estao [públicas estão] piorando cada vez mais e tanto dinheiro esta [está] sendo gasto por outras coisas que não beneficiam todo o povo brasileiro.

O governo não esta [está] pensando como uma naçao [nação] do jeito que deveria. As escolhas feitas estao [estão] ajudando, mas ao mesmo tempo prejudicando pessoas. Todos temos que ficar de olhos abertos para o tipo de governo que temos e o nosso futuro que esta [está] nas maos [mãos] dos governantes.

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, não apresentou uma linha argumentativa bem fundamentada para validar sua tese, além de ter apresentado inúmeros problemas ligados à escrita. Amplie seu nível de leitura e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente