Transposição do Rio São Francisco e seus impactos - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 23/01/2013

Status:

Corrigida
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As atividades humanas vêm provocando grandes alterações no ciclo hidrológico brasileiro. Um exemplo é A Transposição do Rio São Francisco que tem como objetivo solucionar a seca da região do semiárido, mas o projeto têm [tem] aspectos negativos que se sobressaem aos positivos.

O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e passa [Gerais, passa] por cinco Estados Brasileiros e tem extensão de aproximadamente 2.830 km. O projeto de Transposição surgiu com o argumento de sanar a deficiência hídrica existente na região do semiárido, através da transferência de água do rio São Francisco no período de estiagem do Nordeste, para abastecer os açudes e rios menores da região. Com as obras serão gerados muitos empregos para a população, mas são empregos temporários. Entretanto, durante as obras haverá um desmatamento de aproximadamente 430 hectares e [,] consequentemente [,] um possível desaparecimento do habitat de animais terrestres. Pessoas vão ter de ser remanejadas para dar espaço aos canteiros de obras. Retirando-se água do rio São Francisco, corre-se o risco de diminuir sua vazão e de comprometer o abastecimento de algumas cidades que o rio abastece.

Visto alguns pontos positivos e negativos que o projeto de Transposição irá causar, pode-se perceber que, não [que não] vale a pena tentar consertar o problema da seca do semiárido, sem [semiárido sem] ter nenhuma certeza de resultado positivo. A construção de reservatórios para a captação de água da chuva é uma alternativa mais eficaz e barata para combater a seca.

 

 

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão proposta. No entanto, realizou uma análise simplista e superficial. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos a fim de ir além do óbvio, dessa forma, procure realizar um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente