As atividades humanas vêm provocando grandes alterações no ciclo hidrológico brasileiro. Um exemplo é A Transposição do Rio São Francisco que tem como objetivo solucionar a seca da região do semiárido, mas o projeto têm [tem] aspectos negativos que se sobressaem aos positivos.
O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e passa [Gerais, passa] por cinco Estados Brasileiros e tem extensão de aproximadamente 2.830 km. O projeto de Transposição surgiu com o argumento de sanar a deficiência hídrica existente na região do semiárido, através da transferência de água do rio São Francisco no período de estiagem do Nordeste, para abastecer os açudes e rios menores da região. Com as obras serão gerados muitos empregos para a população, mas são empregos temporários. Entretanto, durante as obras haverá um desmatamento de aproximadamente 430 hectares e [,] consequentemente [,] um possível desaparecimento do habitat de animais terrestres. Pessoas vão ter de ser remanejadas para dar espaço aos canteiros de obras. Retirando-se água do rio São Francisco, corre-se o risco de diminuir sua vazão e de comprometer o abastecimento de algumas cidades que o rio abastece.
Visto alguns pontos positivos e negativos que o projeto de Transposição irá causar, pode-se perceber que, não [que não] vale a pena tentar consertar o problema da seca do semiárido, sem [semiárido sem] ter nenhuma certeza de resultado positivo. A construção de reservatórios para a captação de água da chuva é uma alternativa mais eficaz e barata para combater a seca.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão proposta. No entanto, realizou uma análise simplista e superficial. Amplie suas ideias e desenvolva seus argumentos a fim de ir além do óbvio, dessa forma, procure realizar um rico trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |