Quando se fala em Nordeste é inevitável pensarmos no problema da seca que assola a população a [há] décadas e é compreensível que surjam ideias e propostas para resolvê-lo ou atenuá-lo. Um exemplo claro é o projeto de transposição do rio São Francisco.
Este projeto foi idealizado com intuito de suprir a falta d’água para cerca de doze milhões de nordestinos do semi-árido [semiárido], porém há grande diversidade entre ambientalistas e Governo, principalmente no que diz respeito a impactos ambientais e quem seriam os verdadeiros beneficiados com a obra.
Que algo precisa ser feito ninguém discute, o que esta [está] em jogo é a forma como deve ser feito. A transposição é um empreendimento arriscado, pois pode trazer irreversíveis consequências como o assoreamento do rio, desequilibrar todo ambiente aquático e terrestre da região, diminuirá [diminuir] a vazão da água e [,] consequentemente [,] reduzirá [reduzir] a potência das hidrelétricas ali instaladas, além do [de] que esse processo trará lucro apenas para os latifundiários que continuarão a explorar a mão-de-obra [mão de obra] do sertanejo. Com tudo isso será que o “Velho Chico” vai resistir?
Para o Estado, os benefícios superarão os impactos negativos a [à] natureza e os beneficiados seriam os pequenos produtores ribeirinhos e comunidades carentes trazendo o desenvolvimento a pelo menos quatrocentos centros urbanos.
O certo é que nossos representantes tenham o mínimo de sensibilidade e compaixão para com aqueles que padecem no sertão nordestino [,] dando-lhes oportunidades de obterem seu próprio sustento e dignidade, condições essenciais para erradicar a fome e a pobreza da região [,] trazendo crescimento econômico e desenvolvimento sustentável a todo Nordeste.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. Contudo, não apresentou uma linha argumentativa plausível que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure ampliar suas ideias e realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |