Transposição do Rio São Francisco: defensores ardorosos x criticos ferrenhos. Uma polêmica sem consenso. - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 22/01/2013

Status:

Corrigida
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O Governo Federal, em 2005, aprovou o projeto de transposição do rio São Francisco. Este tem como principal objetivo solucionar o problema de escassez hídrica do semi-árido [semiárido] nordestino, através da construção de dois canais que levarão água para uma das regiões mais secas do país. O fato é que a obra se tornou um tema polêmico e possui tanto defensores ardorosos, quanto [ardorosos quanto] críticos ferrenhos.

A critica, que é feita por especialistas como o geógrafo Aziz Ab'saber, destaca que o projeto, além de não prever os impactos ecológicos, econômicos e sociais, não irá solucionar o problema da seca,  pois beneficiará apenas alguns produtores abastados da região. Outro ponto, diz [ponto diz] respeito ao volume de água que será retirado do rio, pois a porcentagem de 1,4 % poderá alterar o equilíbrio necessário para a  produção de energia nas usinas de Paulo Afonso, Itaparica e Xingó.

Na página oficial do Governo na internet, o texto que explica o projeto enfatiza que só a possibilidade de levar água para mais de dez milhões de nordestinos já é justificativa suficiente para realizá-lo. Os defensores, como o pesquisador Paulo Canedo, ressalta que o projeto contém ações de revitalização, saneamento básico, recuperação da mata ciliar e construção de barragens para regularizar o volume do rio.

A verdade é que, passados sete anos do início das obras, o que se percebe é que o sonho acalentado por muitos nordestinos de não sofrerem mais com as mazelas da seca está longe de se realizar. Em reportagem especial para o quadro "Brasil: Quem Paga é Você" do fantástico [Fantástico], a repórter Sônia Brigi mostra o "arrastar" de uma das maiores obras de infraestrutura do país e concluí que a transposição ou a "integração", como prefere o governo, é uma obra mal planejada, mal executada e possivelmente superfaturada.

Logo, a viabilidade ou não do projeto cabe aos estudiosos, que apesar de todos esses anos não chegaram a um consenso. A nós, cidadãos, cabe exigir do Governo explicações quanto ao emprego do dinheiro público e nos solidarizar com àqueles [aqueles] que já sofrem com a maior seca dos últimos quarenta anos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas considerações acerca do tema proposto. No entanto, para chegar à excelência, é preciso extrapolar o recorte temático, saber mobilizar diferentes vozes e realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente