Nos últimos anos tem ocorrido uma polêmica sobre a transposição do Rio São Francisco para o setor Norte do Nordeste Seco. Este projeto tem valor estimado de R$ 8,2 bilhões [,] sendo que até meados de 2009 o valor era de R$ 4,5 bilhões.
De acordo com o governo federal, o projeto seria a solução para a seca no Nordeste distribuindo água a 390 municípios do estado, uma população de 12 milhões de nordestinos. Além disso, a irrigação de pólos [polos] agrícolas aumentará o número de empregos e aquecerá a economia. Na opinião de outros, os grandes beneficiados serão os fazendeiros pecuaristas que terão água disponível para o gado, além dos riscos das hidroelétricas que são abastecidas pelo Rio São Francisco ficarem sem água suficiente.
Sem chuva o pasto foi reduzido a [à]areia, e com o alimento escasso muitos animais já estão morrendo de sede e fome. O que resta aos produtores é dividir a pouca água que tem [têm] com os animais e os alimentar com a palma. Fazendeiros afirmam que se o governo ao menos desse a ração poderiam ter leite na mesa.
Projetos mal feitos e mal supervisionados são a causa de atrasos na obra e dinheiro mal investido, onde [em que] obras são construídas em um lugar debilitado e acaba [acabam] até desmoronando, tendo então de reiniciar. Obras são iniciadas e logo abandonadas. Se não entrarem em um acordo sobre o projeto que pode ajudar o Nordeste com a seca, não vai haver fim dessa obra com mais resultados positivos do que negativos.
Enquanto isso esperança [a esperança] do povo nordestino de ver a obra bilionária irrigando seus campos vai desaparecendo, e no lugar surgindo angústia e medo do que vem pela frente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém não extrapolou o âmbito da análise superficial. Amplie suas ideias, desenvolva sua linha argumentativa e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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