Onde está a asa branca ? - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 22/01/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

         Objeto de estudo para a construção da literatura moderna brasileira e paulatinamente abordada na mídia, a seca tem sido um grave problema a ser enfrentado desde o início do século XX. Para tanto, criou-se um projeto que visa solucionar [a solucionar] essa problemática, que ainda não foi finalizado e gera discussões a cerca [acerca] dele. 

         Embora existam controvérsias que o projeto não resolva a questão da seca e favoreça, apenas, pecuaristas, a transposição do Rio São Francisco representa uma maneira de amenizar a estiagem no sertão nordestino, região que sofre com falta de chuva; é por esse motivo que se faz necessário implementá-lo rapidamente, com fins a auxiliar as famílias, que dependem de animais (o gado), para [(o gado) para] garantirem o sustento.

        O alerta feito pelo programa Fantástico (Rede Globo), no dia 20 de janeiro, mostrou o mau andamento da obra, previsto para estar pronto daqui atrês [a três] anos e o quanto está fadado o dinheiro público utilizado para cobrir os gastos. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”, já dizia Lima Barreto, mas suportar o descaso dos órgãos governamentais como esse, é [esse é] inaceitável.

         Fato é que um projeto dessa importância deveria ser prioridade em um país onde o lema é: “Brasil, um país de todos”, pois enquanto o sertão não vira mar, a transposição do Rio São Francisco torna-se a solução mais viável para permitir que a asa branca voe no céu, trazendo de volta, esperança ao sertão. 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. Todavia, não houve fuga ao óbvio. Amplie suas ideias e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente