Um fato bastante recorrente que tem chamado a atenção tanto de ambientalistas como da população é a questão da Transposição do Rio São Francisco. O governo garante que o projeto será a solução da seca da região semi-árida [semiárida] e os ambientalistas temem que afetem um dos rios mais importante [importantes] do Brasil, correndo o risco de salinização e erosão dos rios receptores e interferência nos ecossistemas aquáticos e terrestres.
É compreensível em um país de dimensões grandiosas que surjam ideias e propostas, estas que estão mais para planos utópicos, para atenuar questões. Mas é impossível permitir propostas não preparadas para prever múltiplos impactos. A defesa alega que beneficiará 12 milhões de pessoas e a irrigação de pólos [polos] agrícolas, aumento o número de empregos. Mas o projeto é uma espécie de “tiro no pé”, além de ser demasiadamente caro. A transposição do rio não será suficiente para suprir a necessidade da população, além do aumento da taxa de água e de modo que somente aqueles que residem em casas luxuosas na cidade e agricultores serão os mais privilegiados.
Olhando pelo ponto crítico sobre o problema[,] é possível perceber que o entrave não é o déficit hídrico, que na realidade não existe. O problema seria a má distribuição dos recursos existentes, uma vez que a maior porcentagem de água é direcionada a [à] irrigação.
Fica claro, portanto, que os projetos devem atender as expectativas de todas as classes sociais de modo equilibrado e justo, sem favorecer apenas alguns. O governo necessita apresentar propostas bem fundamentadas e atentando sempre aos prós e contras, pois alguns argumentos chegam a ser fantasiosos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias, desenvolva seus argumentos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |