Quem serão os Beneficiados? - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 21/01/2013

Status:

Corrigida
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   Um fato bastante recorrente que tem chamado a atenção tanto de ambientalistas como da população é a questão da Transposição do Rio São Francisco. O governo garante que o projeto será a solução da seca da região semi-árida [semiárida] e os ambientalistas temem que afetem um dos rios mais importante [importantes] do Brasil, correndo o risco de salinização e erosão dos rios receptores e interferência nos ecossistemas aquáticos e terrestres.

   É compreensível em um país de dimensões grandiosas que surjam ideias e propostas, estas que estão mais para planos utópicos, para atenuar questões. Mas é impossível permitir propostas não preparadas para prever múltiplos impactos. A defesa alega que beneficiará 12 milhões de pessoas e a irrigação de pólos [polos] agrícolas, aumento o número de empregos. Mas o projeto é uma espécie de “tiro no pé”, além de ser demasiadamente caro. A transposição do rio não será suficiente para suprir a necessidade da população, além do aumento da taxa de água e de modo que somente aqueles que residem em casas luxuosas na cidade e agricultores serão os mais privilegiados.

   Olhando pelo ponto crítico sobre o problema[,]  é possível perceber que o entrave não é o déficit hídrico, que na realidade não existe. O problema seria a má distribuição dos recursos existentes, uma vez que a maior porcentagem de água é direcionada a [à] irrigação.

   Fica claro, portanto, que os projetos devem atender as expectativas de todas as classes sociais de modo equilibrado e justo, sem favorecer apenas alguns. O governo necessita apresentar propostas bem fundamentadas e atentando sempre aos prós e contras, pois alguns argumentos chegam a ser fantasiosos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias, desenvolva seus argumentos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). 

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente