O beneficio é de quem? - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 21/01/2013

Status:

Corrigida
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 Tratando-se de um assunto bastante controvertido que é a Transposição do Rio São Francisco,deve-se analisar quem realmente se beneficiará com a obra de tão grande porte;a população geral daquela área ou os grandes latifundiários?

   Muitos ambientalistas afirmam que a efetuação desse projeto terá lucros para o agronegócio e pode ser  prejudicial ao meio ambiente;os protestos das populações que vivem à beira do rio e especialistas na hidrografia do semi-árido [semiárido]  está de certa maneira sendo ignorado pelo governo,que já diz ter tudo para começar a obra.

    Uma questão que está sendo julgada também pelos protestantes é  fato de os maiores proprietários de terras fazerem parte do próprio governo,visando assim apenas o [ao]lucro e a evolução em beneficio próprio deixando ás [as] necessidades da população em segundo plano .A justificativa para este pensamento é o fato do governo não ouvir os ambientalistas que julgam esse trabalho prejudicial em vários aspectos para o meio ambiente.

   É preciso haver um estudo maior por parte do governo,antes da efetuação dos trabalhos,devido ao grande risco que se corre ao mudar o curso do rio,fazendo com que haja a perda de grande área de vegetação nativa,alteração,alteração climática,além de perda de habitats e ecossistemas.

   Mais [Mas] se torna difícil ter um impedimento da realização do ato devido estar definido pelo governo sua realização.Seria mais viável para a solução do problema fazer a revitalização do rio, que consiste em construção de cisternas,poços e um trabalho de educação no aproveitamento da água,o que sairia bem mais barato e geraria mais empregos por ser um processo de uma duração mais longa.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Todavia, não estabeleceu uma análise que ultrapassasse o óbvio e o âmbito do superficial. Amplie suas ideias e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente