Mais contras do que prós - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 21/01/2013

Status:

Corrigida
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A seca no nordeste brasileiro é comum e a  [há] tempos tentam minimizá-la. O projeto mais recente é o da transposição do rio São Francisco, que propõe à abastecer [propõe abastecer] com a água do "velho chico" áreas hoje desprovidas de recursos hídricos. A proposta é interessante, no entanto, a falta de planejamento e transparência do empreendimento colocam em dúvida a real possibilidade dos benefícios ocorrerem e ainda fazem surgir críticas quanto ao desequilíbrio socioambiental e energético que poderá acontecer.

As obras iniciaram-se em 2007 e passados cincos anos dessa data, nada foi posto em prática. Isso não é devido somente à lentidão dos trabalhos, mas também pela falta de planejamento, pois cerca de 40% do projeto foi concluído, porém, não é executado devido a [à] ausência de ligações diretas entre as partes prontas.Além disso,há [,] ainda, falta de transparência no empreendimento , pois o orçamento foi remodelado e ficou muito acima do proposto anteriormente.Isso coloca em xeque à [a] credibilidade da transposição.

O projeto traz consigo [,] ainda, a possibilidade da queda da produção de energia elétrica, o que afetará sobretudo o nordeste, já que 95% da energia consumida na região oriunda das hidrelétricas localizadas no “nilo brasileiro”. O desabastecimento poderá derivar do baixo nível de água nos reservatórios,principalmente nos períodos de seca e poderá resultar em “apagões”.

Além disso, o desequilíbrio socioambiental poderá trazer problemas, como : a extinção de espécies da fauna e flora nativa; assoreamento de rios; e a diminuição da renda das populações ribeirinhas. Estas poderão ser prejudicadas pela queda do nível da água nos leitos do rio, e então estarão impossibilitadas de sobreviver da plantação e da colheita de alimentos influenciadas pela vazante do rio São Francisco.

Diante do exposto, percebe-se as inúmeras consequências negativas que a transposição do rio dos “currais” poderá trazer à região e [,] portanto, não cumprirá com seu objetivo. Para minimizar tais problemas, devem-se realizar estudos aprofundados e um bom planejamento para tentar reverter, sobretudo [,] os desequilíbrios socioambientais.

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente