O rio São Francisco é um dos mais importantes da America [América] do Sul e abastece muitos estados importantes do Nordeste [,] como à [a] Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas [,] no entanto o nordeste sofre com um serio [sério] problema de distribuição de água potável devido as [às] secas daquela região, uma das propostas do (PAC) programa de aceleração do crescimento [PAC (Programa de Aceleração do Crescimento] é criar alguns desvios para areas [áreas] que são muito afetadas com a seca.
Alguns habitantes dessas áreas são contra, pois acreditam que só os grandes fazendeiros ou as pessoas de mais alto nível [,] ‘’classe alta’’ [,] terão as vantagens com esses desvios, e outras pessoas acham que fazendo estes desvios poderá prejudicar o fluxo do rio São Francisco [,] pois em algumas áreas a quantidade de água é muito pouca para fazer este tipo de coisa.
Mas se pararmos para pensar esses desvios de água tem [têm] um lado bom [,] os agricultores vão ser muito beneficiados com isso e sua produção de gado ou quais quer [quaisquer] tipos de alimento poderá aumentar ou ate [até] mesmo triplicar, e de certa forma gerando novas oportunidades, como emprego [,] pois sua produção terá aumentado [,] logo então a economia daquela area subirá e poderá ser um novo local de envestimentos [investimentos].
No entanto [,] para não haver uma má distribuição de água doce entre todos os habitantes dessas regiões, o governo poderia criar pequenas sedes de água que ira administrar a quantidade de água para cada morador ou fazendeiro.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |