Rio São Francisco poderoso, mais para poucos. - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 21/01/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     O rio São Francisco é um dos mais importantes da America [América] do Sul e abastece muitos estados importantes do Nordeste [,] como à [a] Bahia,  Pernambuco, Sergipe e Alagoas [,] no entanto o nordeste sofre com um serio [sério] problema de distribuição de água potável devido as [às] secas daquela região, uma das propostas do (PAC) programa de aceleração do crescimento [PAC (Programa de Aceleração do Crescimento] é criar alguns desvios para areas [áreas] que são muito afetadas com a seca.

   Alguns habitantes dessas áreas são contra, pois acreditam que só os grandes fazendeiros ou as pessoas de mais alto nível [,] ‘’classe alta’’ [,]  terão as vantagens com esses desvios, e outras pessoas acham que fazendo estes desvios poderá prejudicar o fluxo do rio São Francisco [,] pois em algumas áreas a quantidade de água é muito pouca para fazer este tipo de coisa.

   Mas se pararmos para pensar esses desvios de água tem [têm] um lado bom [,] os agricultores vão ser muito beneficiados com isso e sua produção de  gado ou quais quer [quaisquer] tipos de alimento poderá aumentar ou ate [até] mesmo triplicar, e de certa forma gerando novas oportunidades, como emprego [,] pois sua produção terá aumentado [,] logo então a economia daquela area subirá e poderá ser um novo local de envestimentos [investimentos].

   No entanto [,] para não haver uma má distribuição de água doce entre todos os habitantes dessas regiões, o governo poderia criar pequenas sedes de água que ira administrar a quantidade de água para cada morador ou fazendeiro.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente