A transposição do rio são Francisco tem como ponto principal levar água até o sertão nordestino onde a seca torna inviável o crescimento e o desenvolvimento da região, porém o projeto carrega consigo problemas que podem prejudicar a já então economia existente em seu curso original.
O desvio do rio pode trazer prejuízo as famílias e beneficiados da vazão normal. O rio São Francisco nasce em Minas Gerais e corre pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, e abriga [além de abrigar] algumas das hidrelétricas mais importantes do Brasil, como as de Paulo Afonso, Itaparica e Xingó, que são responsáveis pelo abastecimento de energia de 95% do Nordeste. O Vale do São Francisco é o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas [,] onde cidades experimentam maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia devido a [à] agricultura irrigada. O projeto foi calculado a partir da vazão na época de cheia, porém ainda há a época de seca que faz com que a vazão seja muito menor. A irrigação e o fornecimento de energia poderiam ser gravemente interferidos. Nos trechos onde as águas atualmente são perenes e depois da transposição possam virar intermitentes é um risco que não se pode correr, toda a região sofreria, agravando ainda mais o problema.
Além disso, o projeto realizado pelo governo não é eficiente. Os planos mal calculados que dificultam e atrasam as obras, a demora na construção, a baixa qualidade nos serviços que se mostram com rachaduras visíveis nas construções já feitas e os preços superfaturados que tornaram o custo do empreendimento em mais de R$ 8 bilhões de reais.
A entrega está prevista para 2015. Até lá esperasse [espera-se] que sejam tomadas as devidas precauções para que a está obra faraônica seja realmente de total uso e desfruto de toda a população carente da região que aguarda ansiosamente pela fim da miséria que os alastram.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto de abordou o tema proposto e fez boas considerações. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Dessa forma, mobilize diferentes vozes e seu conhecimento de mundo, além de realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |