“Velho Chico: Uma dádiva ameaçada” - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 20/01/2013

Status:

Corrigida
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      Uma obra orçada em mais de 8,5 milhões de reais, que visa [visa a] “acabar” com a seca do Nordeste Setentrional, levando água para mais de 12 milhões de pessoas na miséria. Será que um rio tão “machucado” consegue aguentar mais esse “desafio”?

      A ideia de transpor o rio São Francisco, data [Francisco data] de 500 anos, desde os tempos de Pedro II, já que estudiosos haviam dito que essa região do semiárido entraria em colapso. Somente em 2007, durante o governo Lula, a obra foi iniciada. É dividida em dois eixos: Leste (Paraíba e Pernambuco) e Norte (Rio Grande do Norte e Ceará).

      Mesmo cientes do estado do “Velho Chico”, as obras continuaram. Deseja-se retirar 1,4% da vazão do rio, prejudicando, com isso, em média, 2,5 milhões de pessoas que necessitam da energia, gerada, também, pelas águas São Franciscanas. Outros números são em relação às atividades pesqueiras, mais de 140 mil pessoas dizem que “peixe virou raridade”, naquela região.

      Segundo o governo, esta obra tão esperada resolverá problema [o problema] da seca na localidade, porém o problema não é a seca em si, mas a forma como a água é tratada. Também se estima um aumento na geração de empregos, expansão da agricultura irrigada e da carcinicultura, ou seja, interesses que dificilmente contemplarão quem mais precisa [,] o camponês, além de que as perdas socioambientais não compensarão todo o “progresso” afirmado.

      Orientação para o sertanejo, encarar a “seca” como um fenômeno climático do semiárido, dobrar o número de poços e cisternas, além de urgentemente revitalizar um rio tão “doente” com assoreamento, salinização e poluição. Lembremos de que quando retiramos algo sem colocar de volta, a natureza vem e cobra, com fúria, muitas vezes.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abortou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente