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Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 19/01/2013

Status:

Corrigida
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       A obra do "Velho Chico", como é chamada a transposição do Rio São Francisco, promete integrar parte das águas do São Francisco a rios temporários do semiárido, por meio de canais artificiais. Projeto que parecia a solução de um problema antigo, a seca que assola o Nordeste brasiliero, tem se mostrado duvidoso.

           Apesar de o Ministro de Integração Nacional alegar que existem cerca de 4.100 pessoas empregadas na região, o que se vê são mais prejuizos do que benefícios. Muitos trechos com obras paradas, uma vez que as empresas que ganharam a licitação abandonaram a obra.

           E os prejuiízos não param por aí. Os canais da transposição vão cortar as terras de moradores, o que causa receio. Sertanejos se perguntam como vão fazer para chegar ao outro lado quando as águas começarem a correr. Pois, as pontes que ligam um lado ao outro do canal são muito distantes e a maioria dos moradores não possuem meio de transporte.

          Somado a isso [,] muitos agricultores já perderam suas fontes de água. Poços usados para sua sobrevivência soterrados pelas empreiteiras para construção do canal. O que causou estrago desmedido, piorando ainda mais o problema da falta de água.

            Portanto, percebe-se que a obra tem causado muitos transtornos aos moradores. Sem contar que a obra [,] planejada para 2012, talvez só fique pronta em 2015. O governo precisa fazer um estudo dos impactos causados na localidade e verificar se, realmente, essa é a solução mais acertada para esse problema.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abortou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso,  realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente