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Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 18/01/2013

Status:

Corrigida
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Muito se tem discutido sobre um dos maiores projetos de infraestrutura que com certeza amenizará os problemas da seca que assombra a Região Nordeste. Em virtude disso [,] a principal ideia é fazer com que as águas do Rio São Francisco chegue as [às] áreas menos favorecidas, levando um pouco mais de conforto, bem estar [bem-estar] e produtividade e consequentemente [além de, consequentemente, melhorar] melhorar a vida socioeconômica regional.

Durante os estudos e planejamentos, que foram iniciados na gestão do ex-presidente Lula, calculou-se um prazo total de confecção da obra de, aproximadamente, vinte anos, pois serão construídos dois imensos canais que ligará [ligarão] o Velho Chico as [às] demais bacias hidrográficas nordestinas e assim favorecerá para uma melhor distribuição hídrica na região [,] beneficiando esta localidade.

Além disso, existe [,] também, uma imensa expectativa para o aumento de emprego relacionada, principalmente, com a agricultura [,] a qual crescerá após o término da transposição e sem contar com os que já foram gerados devido as [às] obras e pequenos comércios que sugiram nas proximidades para suprir as eventuais necessidades dos trabalhadores, após esse feito inevitavelmente ocorrerá um aumento crescente na economia local e do país.

Portanto, é possível constatar que, os [que os] benefícios serão incalculáveis durante e após a realização o trabalho [,] isso tanto para a população, que sofrem [sofre] e são [é] diariamente prejudicadas [prejudicada] com a falta de água, relativamente nas épocas de poucas chuvas, também para a economia brasileira que terá a possibilidade de crescer mais um pouco.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente