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Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 17/01/2013

Status:

Corrigida
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           Atualmente, muito se tem falado a respeito da transposição do rio São Francisco para as águas dos rios do Ceara [Ceará] e do Rio Grande do Norte, na qual o objetivo e [é]  efetivar a distribuição de águas para o Nordeste. Porém [,] é preciso bastante cautela para lidar com esse projeto, pois este pode causar vários problemas, tais como, afetar [como afetar] a produção de energia, pode haver extinção de espécies de peixes, o aumento da erosão e assoreamento do leito dos rios.

          Um problema essencial envolvido no projeto de transposição de águas do Rio São Francisco é a produção de enérgica, pois sabendo que o Rio São Francisco é responsável por 95% da energia fornecida para o Nordeste, qualquer retirada da água deste pode afetar na produção da energia. Ainda a introdução de peixes oriundos da bacia do Rio São Francisco pode prejudicar a fauna aquática da bacia receptora e isso, juntamente com as alterações no habitat [,] causa um elevado risco de extinção de peixes, pois somente as espécies mais bem adaptadas ao novo ambiente resistirão.

          Outra consequência seria o processo erosivo que causa sérios danos ao Rio São Francisco, pois as suas margens começam a sofrer o processo de desmoronamento. Essa grande quantidade de terra lançada no leito do rio provoca o assoreamento, diminuição e quantidade de volume. Também a grande quantidade de terra, faz [terra faz] desaparecer as fontes que originam os seus afluentes, e a água retorna novamente para os lençóis freáticos.

           Portanto [,] expostas as questões, temos a certeza que algo de urgente deve ser feito em prol da não conclusão da obra, a qual trará benefícios para poucos e prejuízos para a quase toda a população e para meio ambiente. Assim é importantíssimo que o governo pare, pense e repense se a realização do projeto é o melhor para todos.

        

 

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente