A transposição do Rio São Francisco, a princípio, parece estar voltada para proporcionar mais dignidade social à população castigada pela “seca” da região nordeste. Entretanto, será que uma obra de grandes dimensões físicas e financeiras para os cofres públicos compensam [compensa]?
Ademais, as águas desse projeto seriam por si só, suficientes [só suficiente] para alavancarem o crescimento econômico e social daquela região? O estado de São Paulo não sofre com a falta de chuva como nos estados do nordeste, no entanto, existem municípios que são tão pobres quantos os de lá, exemplo é a cidade de Francisco Morato, localizada na região metropolitana do estado, que [,] segundo dados do IBGE [,] ela está entre as mais pobres e com uma economia estagnada.
Então, não é razoável acreditar que uma obra com um custo financeiro tão elevado compensará, acrescido dos riscos ambientais e econômicos irreparáveis, como possíveis extinções de vegetais e animais, bem como a diminuição da capacidade das hidrelétricas instaladas no curso do rio.
Além disso, grande [em grande] parte do subsolo nordestino existe quantidade suficiente de água, salobra em sua grande maioria, mas seria mais econômica e viável a extração e dessalinização desta água, como já ocorre em alguns países do oriente médio.
Portanto, a transposição do rio não trará melhores condições econômicas e sociais ao povo nordestino, bem como é uma obra inviável do ponto de vista econômico e ambiental, necessitando de um projeto menos agressivo, aliado a outras medidas que propiciem melhores condições de vida ao povo, como o incentivo à instalação de empresas na região para gerar emprego e renda, subsídio agrícola aos pequenos agricultores, melhor distribuição e facilitação de aquisição de terras, isto sim, trariam [sim traria] condições melhores ao cidadão daquela região.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abortou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |