Por serem regiões menos povoadas, o norte e o nordeste brasileiro mantêm uma grande riqueza e diversidade de recursos naturais; no entanto, a crescente populacional tem obrigado o governo a tomar atitudes no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas, lá residentes. Algumas Atitudes prejudicam a natureza, por exemplo, as hidrelétricas no Pará, o novo código florestal e a transposição do Rio São Francisco.
Segundo o governo, está última tem como objetivo levar água para cerca de doze milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Percebe-se a necessidade de tal obra no livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos (natural de Alagoas), quando o autor narra à [a] vida dos nordestinos: sofrida, difícil, cheia de humilhações e excluída da sociedade.
No entanto, o geógrafo Aziz Ab'Sáber faz indagações sobre a veracidade de transpor o rio para uma população carente, segundo ele: “ a quem vai servir a transposição das águas?” Em seguida afirma que os mais beneficiados serão os fazendeiros, aristocratas, criadores de gado [,] moradores em grandes centros urbanos, portanto, longe das zonas precárias. Aziz fala, também, da complexidade do projeto, pois será gigantesco; atravessara [atravessará] estados, terá um custo elevadíssimo, e dos impactos ambientais.
Entretanto, a ideia antiga de transpor as águas do Rio São Francisco ganhou força no governo do ex-presidente Luís Inácio – nordestino que viveu e sofreu nessas terras secas – o que prova a sua legitimidade. Além disso, os impactos serão mínimos, pois só 1,4 % da vazão natural do rio será retirada e, com certeza, a profissionais, no país, capazes de realizar esse projeto.
Tendo em vista o texto apresentado, é necessário, em nossa sociedade, um pouco mais de altruísmo. Só mesmo um nordestino pode saber o quanto é sofrido viver em uma terra seca, sem água, que é o “combustível da vida”. Pensemos, portanto, no bem de milhões de pessoas, milhões de brasileiros.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua linha argumentativa não extrapolou o óbvio. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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