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Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 15/01/2013

Status:

Corrigida
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     Com a escassez de água no Nordeste brasileiro [,] a transposição do rio São Francisco é uma solução para o problema.

      A Transposição do rio São Francisco originaria para a população nordestina  uma melhora nos problemas da seca, já que verão [o verão] castiga o estado [,] principalmente o Agreste nordestino.  Poderia ser evitado gasto de dinheiro público, já que o caminhão que fornece água é gera [água gera] mais custo do que a produção normal, bem como ajuda na criação de mais emprego, porque os donos de fazenda iram [irão] obter mais lucro, logo precisaria de mais funcionários para trabalhar. Com isto [,] o desemprego irá cair. As taxas de desemprego do nordeste são as maiores do Brasil, bem como a região mais pobre do país.

       As doenças originadas pela falta de liquido são as preocupações, assim a transposição poderá amenizar o problema como diarreia, e outras doenças que prevalecem no Nordeste brasileiro. Muitas pessoas dizem: “na verdade a mudança do rio tem como objetivo somente beneficiar os produtores da região”, entretanto com uma breve análise pode si perceber que na verdade os moradores de baixa renda serão mais beneficiados do que os fazendeiros e agricultores da região.

      O andamento da alteração do ‘Velho Chico’ é uma idéia eficaz, pois a população obterá vantagens que nunca houve na região, bem como o governo poderá gastar mais com outros projetos sociais, porque o gasto será menor. A compra de remédio para o Sistema Único de Saúde será reduzido, uma vez que as doenças originadas pela falta do liquido será reduzida na região.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abortou o tema, porém realizou uma análise simplista da questão. Amplie suas ideias e argumentos a fim de melhor explorar o recorte temático. Além disso, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente