O Velho Chico e a falta de estudos sobre a transposição do rio. - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 13/01/2013

Status:

Corrigida
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Apontado pelo Governo Federal como a solução para o grave problema da seca do Nordeste, o projeto de transposição do Rio São Francisco deixa dúvidas quanto a seus benefícios. Além de ter perdido um considerável volume de água em meio século, a transposição do Velho Chico carece de estudos aprofundados sobre sua despoluição. Além disso, há água suficiente nas represas nordestinas para atender à população.

Não é de hoje que o Rio São Francisco vem perdendo volume de água. Pesquisadores do National Center for Atmospheric Research (NCAR) concluíram que, devido à elevação da temperatura e falta de chuvas na região, seu volume caiu 35% em 50 anos. Esse fator não foi levado em consideração pelo Governo Federal, o que exigirá maior atenção quanto à utilização racional das águas do rio.

Soma-se a isso o projeto de saneamento do Velho Chico, que se restringe a medidas pontuais. Segundo Zellhuber e Siqueira, não há dúvidas de que as obras de saneamento são importantes à melhoria da qualidade das águas do rio. No entanto, o Governo não discutiu a questão da poluição que é causada pelos resíduos das atividades agrícolas da região (como os agrotóxicos) e da mineração (como os metais pesados). A maior parte dessas obras está relacionada ao esgotamento sanitário urbano, que garante a coleta, mas não o tratamento dos esgotos, o que não é suficiente para a despoluição.

Ademais, de acordo com Suassuna, não falta água no Nordeste. Esta região possui 37 bilhões de metros cúbicos, estocados em cerca de 70 mil represas, volume suficiente para atender às necessidades de milhões de pessoas. Entretanto, falta aos políticos nordestinos uma política coerente de distribuição desse volume para as populações locais.

Como se vê, fica evidente que houve falta de estudos mais aprofundados – e vontade política – sobre a questão da seca do Nordeste. Se houvesse uma administração racional dos seus açudes e busca por reservas subterrâneas, a solução para esse problema seria mais rápida, traria custos mais baixos aos cofres públicos e a população nordestina seria beneficiada.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto soube apresentar uma linha argumentativa contundente que validou um posicionamento definido acerca da problemática imposta pelo tema. Parabéns! Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 10


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente