Transposição gentil - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 13/01/2013

Status:

Corrigida
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A transposição do Rio São Francisco, tem [Francisco tem] como plano construir dois imensos canais ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste, bem como aos seus açudes e construir adutoras, com o objetivo de efetivar a distribuição da água, mas o que dificulta uma maior aceitação do projeto são os danos que possam [podem]  ser causados.

O projeto seria a solução para o grave problema da seca no Nordeste, pois distribuiria água aos municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, favorecendo uma população de doze milhões de nordestinos.

Apesar de 95% da energia ser gerada em hidrelétricas localizadas no Rio São Francisco, é necessária em algumas épocas do ano a abertura das comportas para vazão de água, ou seja, qualquer retirada de água pode causar queda na produção, mas esta será irrelevante [,] já que o que sairá equivale ao que evaporaria, em periodes [períodos] de cheia.

Contudo, a transposição tem sido bastante criticada por ambientalistas e pela Igreja Católica, apesar do governo colocar que o número de empregos criados (aquecimento da economia) e a solução do problema da seca derrubam qualquer possível critica [crítica].

Concluímos que diante de um dos maiores problemas que abrange o complexo regional do Nordeste, a seca, os benefícios trazidos pela transposição se tornam gigantescos perto dos danos. Estando ciente de que serão 12 milhões de pessoas beneficiadas e que terá uma geração empregos, não há dúvidas de que o projeto pode e deve ser realizado e que também devemos estar preparados para qualquer empecilho que possa vir ocorrer.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Todavia, não houve uma discussão mais crítica e a aprofundada da questão e faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Amplie seu nível de leitura e sua percepção crítica dos fatos. 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente