Transposição do Rio São Francisco: Fundamental ao Desenvolvimento - Banco de redações


Transposição do Rio São Francisco

Enviada em: 12/01/2013

Status:

Corrigida
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O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e depois passa pela Bahia, por Pernambuco e deságua na divisa de Sergipe e Alagoas, percorrendo, assim, 2,7 mil quilômetros. Entretanto, comunidades rurais dessa região sofrem com a seca como se não houvesse uma imensidão de água ao lado. Tudo porque a água do rio nunca chegou até elas, que são obrigadas a irem a pé ou em carros-de-boi [carro de boi] buscar a água no Velho Chico. Então, com a intenção de solucionar esse problema, o governo federal projetou a transposição do rio São Francisco, que é um projeto que visa à construção de dois canais (totalizando 700 quilômetros de extensão) para levar água do rio para regiões semi-áridas [semiáridas] do Nordeste. O que também facilitaria o desenvolvimento agrícola, comercial e industrial na região.

Para alguns, no entanto, o projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido [semiárido] brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto [biodiversidade quanto] pela sua utilização em transportes e abastecimento.

Segundo o projeto, a integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semiárido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a 1,4% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s) no trecho do rio onde se dará a captação.

Não obstante, percebe-se que algo tem que ser feito para sanar a questão da seca naquela região. Com isso, qualquer projeto que surgir, haverá pessoas que se posicionarão contrárias e/ou favoráveis. Portanto, a transposição do rio São Francisco deve ser realizada, pois, se não arriscar, como poderá resolver o problema [problema?]. Esse propósito será mais proveitoso do que danoso, ao passo que medidas para solver [diminuir] os impactos ambientais também foram incluídas nesse plano. As consequências ruins serão mínimas se comparadas às consequências boas. Sem água, não há desenvolvimento.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Todavia, não houve uma linha argumentativa que extrapolasse o âmbito do senso comum. Dessa forma, amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente