Em tempos de seca, o polêmico projeto de transposição das águas do Rio São Francisco é lembrado como um grande projeto que traria fim ao sofrimento de parcela do povo nordestino. Embora a obra venha sendo construída - com grande atraso-e recheada de controvérsias, a verdade é que a transposição deve, sim, ser efetivada, ajudando, assim, a desenvolver a região do semiárido e a reduzir à seca.
É bem verdade que, por ser um grande projeto que envolve muito dinheiro e licitações, a transposição para alimentar interesses é temida. A “Indústria da Seca”, marca intrínseca do Nordeste, parece não ter fincado só no [o] passado: com grande atraso, a obra parece mesmo estar “enchendo o porquinho” de grandes homens. Desse modo, eliminar interesses de “coronéis” aproveitadores é primordial para que a solução de água chegue aos verdadeiros necessitados: a população em geral e a agroindústria, que é um dos grandes passos para desenvolver a região.
Além disso, segundo Aldo Rebouças, em seu livro “Águas doces no Brasil”, “o problema é o acesso à água no semiárido, e não a falta dela”. No entanto, a realidade é que o déficit hídrico é grande e construir a obra não prejudicará o Rio São Francisco, pois a transposição utilizará um pequeno volume de águas (cerca de 1% da vazão), os pontos de captação ficam distantes das nascentes e, além do mais, o ciclo hidrológico do semiárido e do São Francisco são complementares, como já afirmou o jornal “O Estado de S. Paulo” em 2004.
Assim sendo, é de fundamental importância que a transposição seja estruturada. Também, a construção de cisternas e uma gestão integrada onde [em que] cobertura vegetal, manejo do solo e preservação das águas estejam efetivamente relacionados, aliados à transposição, fariam com que a seca não mais “castigasse” o nordeste, mudando, assim, a vida de pessoas que se assemelham aos personagens do romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.
Comentários do corretor
Seu texto desenvolveu-se de forma clara e precisa e fez boas considerações acerca do tema proposto. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência completa. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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