O projeto de Transposição do Rio São Francisco promete levar um recurso básico a milhões de brasileiros que lutam a cada dia pela sua sobrevivência. Planejada para ser concluída em 2012, a obra – como tantas outras que estão em andamento – atrasou, e sugundo [atrasou e, segundo] especialistas, ficará pronta somente em 2015. Serão mais três anos de espera e muito trabalho a ser feito, já que em muitos pontos a obra está precisando ser refeita.
Muitos questionam a eficiência do projeto diante dos enormes recursos gastos. De fato, com muito menos verba [,] o governo conseguiria construir mais cisternas na região e distribuir mais dessalinizadores – equipamentos que retiram o sal da água salobra e a tornam própria para o consumo -, já que os poucos existentes praticamente não funcionam por falta de manutenção.
Utilizando, pois, equipamentos alternativos, o resultado esperado, que é o acesso de todos à agua [água] potável, seria o mesmo e não exigiria que o curso do rio fosse alterado, já que ainda não se sabe quais serão os impactos produzidos pela transposição.
Devido a obras mal planejadas, o Brasil sempre acaba gastando recursos não necessários e adquirindo coisas de eficiência duvidosa. Tratando-se da transposição, agora não há outro recurso senão tocar o projeto em frente e ver se os resultados serão tão milagrosos como defendem seus adeptos. Só resta, portanto, esperar e aprender com os erros, para que no futuro empregue-se bem o dinheiro em projetos necessários ao crescimento da futura quinta maior economia do mundo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações pertinentes. No entanto, não houve extrapolação do óbvio nem uma análise crítica e bem fundamentada. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |