É ano de eleição e nós como cidadãos brasileiros temos o dever de comparecer as [às] urnas para garantir o nosso voto aos candidatos que mais nos agradou [agradaram] durante o período de propagandas e propostas.
O voto nem sempre [sempre foi] um direito de todos, somente tinha o poder para votar os “homens bons”, os que possuíam propriedades, rendas, linhagem familiar, entre outros. Mas com o passar dos anos, não é mais assim, nos dias de hoje tem [têm] o direito de votação: mulheres, jovens de 16 a 18 anos, negros, indios [índios], idosos.
Temos o poder em nossos dedos, analisamos todos os candidatos e enfim escolhemos quem representara [representará] para conduzir a cidade durante os 4 anos, e quando não conseguimos escolher um candidato que nos agrada? Que não tem a ficha limpa? Grande parte das pessoas tem esse tipo de pergunta. Do mesmo jeito que temos o direito de escolher o candidato que ficará no poder, também temos o direito de não escolhermos nenhum, o que é o caso do voto nulo ou branco. Para votar em branco [,] basta apenas apertar a tecla em branco da urna eletrônica. Para votar nulo, digite algum número desconhecido e confirma, esses votos não serão acrescentados no resultado final ao candidato com maior número de aprovação, isso é lenda, muitos acreditam que o candidato com o maior numero [número] de votos receberá como soma os votos em branco.
O voto nulo ou branco, são [branco são] desconsiderados, como se fossem um voto de “tanto faz” para os eleitores, tanto faz o candidato que entre pata [para] administrar o município ou país. Uma forma de protesto ou duvida [dúvida] quanto ao processo eleitoral.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, sua linha argumentativa realizou uma análise simplista da questão. Amplie sua linha argumentativa a fim de comprovar sua tese. Mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar suas colocações, e desenvolva seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |