Este ano de 2012, foi ano de eleições, onde [em que] muitos puderam expressar suas opiniões e optar pelo melhor candidato do ponto de vista pessoal. O voto nulo é uma das escolhas que o sujeito pode recorrer no dia da eleição, muitas pessoas fazem isso. O voto nulo é uma forma válida de protesto para combater a corrupção e modificar o cenário politico, porque assim todos podem ver o porcentual de pessoas que optaram a isso.
Muitos lugares os políticos não são formalmente compostos, sendo que não tragam muitos benefícios para a cidade**. Muitas outras pessoas votam nulo para não ficarem com a consciência pesada de ter ajudado a eleger um mau candidato, e isso é triste, pois qualquer das escolhas deveria se [deveriam] ótimas, mais todos sabem que em ‘’todos’’ os lugares existem corrupções.
A politica [política] deveria ser muito diferente, mas esta [está] longe de alcançar isto, você já parou para pensar porque isso acontece? Pois é essa pergunta deveríamos de nos fazer todo dia, o brasil [Brasil]deveria de ter mais exigências, deveriam ter menus [deveria ter menos]corrupção, deveria fazer pesquisas com os eleitores e etc. [eleitores etc.]
O voto nulo é sim muito bom, e usado [bom e usado], em todos os anos crescem mais e mais os números de votos nulos no Brasil, cada pessoa tem seu voto livre, sendo optado por um candidato ou não. O cenário politico, deve [políticodeve] e com os passar dos anos vai ser modificado, aos poucos mais vai ser, é oque [o que] todos os seres humanos esperamos, ou não.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma análise simplista e superficial da questão, você não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e válida que comprovasse sua tese. Dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos, e mobilize fatos e exemplificações concretas para comprovar suas colocações. Fuja do senso comum!
** Frase mal formulada e totalmente sem sentido.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |