Passaram-se tantos anos, foram tantas lutas, sangue de inocentes derramado. E para que [quê]?Para hoje você abdicar de seu voto? Isso não pode acontecer, o voto é muito importante, sóum [só um] voto pode mudar um país. Só quando estamos votando somos iguais, é nem um [nenhum] voto vale mais que outro, todos têm o mesmo valor, e além do mais é secreto, você só fala em quem votou se quiser.Isso é ótimo! podemos [Podemos] votar em quem quiser, porque só nós saberemos de quem foi nosso voto.Não é uma maravilha?Vivemos em um país democrático,Republica [República] Federativa do Brasil,é um lugar onde o povo elege seus governantes, e se eles não fizerem direito,podemos juntos novamente por meio de plebiscitos retira-lo [retirá-lo] do poder.Temos que adquirir consciência politica,para [política para] exigir mais nossos direito [direitos], só quando o povo brasileiro fizer um grande movimento, em pró [prol] de justiça em toda camada social de nosso Brasil, aí o nosso voto talvez fique prazeroso.Quando forobrigatório [,] os políticos brasileiros, frequentar [brasileiros frequentarem]hospitais públicos, transporte publico [público],escolas para os filhos publica [públicas], e morar em bairros populares.Aí talvez cada cidadão nunca mais tenha que votar em branco ou nulo, porque só quem vai querer ser politico, é [político é] realmente um homem do povo para governar para o povo.E para que isso aconteça lá para os anos 2312.O eleitor têm [tem] que escolher cada vez mais, candidatos honestos e comprometidos com a nação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, seu texto desenvolveu-se de forma imprecisa, com trechos mal articulados, sem contar os problemas ligados à norma padrão da escrita. Melhor organize suas ideias, tendo em vista a clareza e precisão de sua produção. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações e retirem seu texto do senso comum. Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |