Atualmente, em nossa sociedade, tem-se percebido um crescente número de adeptos ao voto nulo no que diz respeito às escolhas políticas no período eleitoral.
Diante de tantas candidaturas e nos mais diversos partidos, há quem opte por anular o voto e deixar essa importante decisão na mão de terceiros, se tornando [tornando-se] passíveis a aceitar qualquer que seja o candidato eleito, sem analisarem que o seu voto poderia mudar os fatos e interferir nos resultados finais. O voto é uma maneira de as pessoas se manifestarem e escolherem democraticamente quem irá representá-las e lutar pelos seus ideais no cenário político.
Apesar de tantas falhas e escândalos de corrupção que são noticiados diariamente, é necessário que a população não deixe de exercer seu direito ao voto e saiba apreciar que a sua opinião seja contabilizada nas urnas. O candidato eleito terá um mandato de 4 anos, e cabe a nós decidir quem será essa pessoa, ouvindo suas propostas, suas perspectivas de governo, uma vez que as decisões por ele tomadas influenciarão em nossa vida. Anulando o voto, perdemos a oportunidade de escolher um político honesto sob nosso ponto de vista, e permitimos que outro seja eleito, honesto ou não.
Para que esse problema seja minimizado, é preciso que se organize um projeto que ressalte a importância do voto e da participação de todos na eleição, utilizando principalmente os meios de comunicação, como a mídia ou a internet, por exemplo, ou dialogando com os próprios eleitores, para que estes fossem [sejam] convencidos de que a melhor maneira de exercer sua cidadania é votando.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez considerações pertinentes em torno da questão, todavia, sua abordagem não extrapolou o óbvio. Lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |