O voto é uma maneira de exercermos democracia, pois é através dele que escolhemos nossos representantes durante quatro anos. No Brasil, o voto é obrigatório, em virtude disso, faz-se com cuidado, uma cautelosa discussão, a fim de sabermos se o a [a] obrigatoriedade de votar é adequada para a sociedade.
No Brasil, institui-se [instituiu-se] uma nova Constituição em 1988, a qual dizia respeito ao voto obrigatório, exigindo dos cidadãos a necessidade de votar. Essa medida pode tornar-se um problema, quando o cidadão[,]carente de informação e desinteressado pela política, vota apenas para cumprir às exigências impostas pela constituição. Em decorrência disso, a sociedade muitas vezes elege candidatos incapazes de representa-los [representá-los].
Da mesma forma que o voto obrigatório pode trazer problemas, ele também pode trazer vantagens. As pessoas podem adquirir interesse pelo seu país, buscando a melhor escolha para a representatividade nacional, estadual ou até mesmo municipal. Além disso, a obrigação de votar garante que todos os cidadãos, independente de classe, cor, raça, sexo, têm [sexo tenham] o direito de votar. Uma conquista importante para a sociedade, uma vez que negros, mulheres e pessoas pobres há anos atrás estavam excluídas de votar.
Diante dos fatos apresentados, é preciso extrair as vantagens do voto obrigatório, o cidadão precisa entender que é a segurança de que temos democracia no país, pois não exclui nenhum cidadão. Cabe a ele, com posicionamento crítico, escolher o melhor representante - verificando seus antecedentes criminais, seus projetos, suas metas - bem como, engajar campanhas de conscientização para a sociedade eleger candidatos adequados para representá-los durante quatro anos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto não respondeu à problemática do tema. O foco da discussão da proposta é o voto nulo, e não a obrigatoriedade ou não do voto. Se houver fuga ao tema no vestibular, sua redação também será zerada. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |