Há muito tempo o homem vem lutando para que todos sejam iguais, sem privilégios e com direitos e deveres iguais. Porém [,] parece ser uma criatura contraditória: luta tanto por algo, faz revoluções, greves, morre se preciso e, quando alcança seu objetivo, deixa-o de lado.
O direito ao voto se encaixa muito bem nessa comparação. Foram tantos anos, tantas lutas para que se conseguisse chegar ao sufrágio universal, e quando os cidadãos são chamados a exercerem seu direito, preferem votar em branco.
A opinião de que os candidatos apenas prometem e não cumprem e de que só estão interessados no dinheiro é unânime, porém não é se calando que se chega a algum lugar. Nesse contexto, o cidadão brasileiro tem a difícil tarefa de escolher o candidato “menos pior”. Não que todos os candidatos sejam sujos, é que quando assumem o poder, acabam sendo corrompidos pelos que já estão lá dentro há mais tempo, e isso acaba se tornando uma máfia, aonde o canditado recém-chegado não pode denunciar niguém.
Mas o eleitor pode. Pode denunciar, fiscalizar, cobrar das autoridades para que algo seja feito. Votar em branco como forma de protesto é muito cômodo, não requer esforço algum, além do que não adianta nada, o voto não vai para lugar algum. E nessa história, alguém irá ter que se eleger, e esse “alguém” pode não se [ser] o melhor.
O cidadão precisa tomar consciência do poder que tem em mãos para mudar o poder vigente. E ninguém melhor para isso do que o jovem estudante. Precisa apenas se sentir impossibilitado de fazer algo que a luta começa. Foi assim no Movimento dos Caras Pintadas e em muitos outros.
Portanto, uma das soluções para a corrupção seria se discutir mais sobre política nas escolas, trazê-la para o dia-a-dia [dia a dia] dos estudantes, torná-los realmente cidadãos conscientes, dignos e responsáveis pelo futuro de sua cidade ou país. O problema de corrupção no Brasil é antigo, e não vai se resolver de uma eleição para outra, muito menos se o cidadão continuar afirmando sua passividade.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno da questão. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Procure ir além do óbvio e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |