A contrariedade do ser humano - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 08/10/2012

Status:

Corrigida
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Há muito tempo o homem vem lutando para que todos sejam iguais, sem privilégios e com direitos e deveres iguais. Porém [,] parece ser uma criatura contraditória: luta tanto por algo, faz revoluções, greves, morre se preciso e, quando alcança seu objetivo, deixa-o de lado.

O direito ao voto se encaixa muito bem nessa comparação. Foram tantos anos, tantas lutas para que se conseguisse chegar ao sufrágio universal, e quando os cidadãos são chamados a exercerem seu direito, preferem votar em branco.
A opinião de que os candidatos apenas prometem e não cumprem e de que só estão interessados no dinheiro é unânime, porém não é se calando que se chega a algum lugar. Nesse contexto, o cidadão brasileiro tem a difícil tarefa de escolher o candidato “menos pior”. Não que todos os candidatos sejam sujos, é que quando assumem o poder, acabam sendo corrompidos pelos que já estão lá dentro há mais tempo, e isso acaba se tornando uma máfia, aonde o canditado recém-chegado não pode denunciar niguém.
Mas o eleitor pode. Pode denunciar, fiscalizar, cobrar das autoridades para que algo seja feito. Votar em branco como forma de protesto é muito cômodo, não requer esforço algum, além do que não adianta nada, o voto não vai para lugar algum. E nessa história, alguém irá ter que se eleger, e esse “alguém” pode não se [ser] o melhor.
O cidadão precisa tomar consciência do poder que tem em mãos para mudar o poder vigente. E ninguém melhor para isso do que o jovem estudante. Precisa apenas se sentir impossibilitado de fazer algo que a luta começa. Foi assim no Movimento dos Caras Pintadas e em muitos outros.
Portanto, uma das soluções para a corrupção seria se discutir mais sobre política nas escolas, trazê-la para o dia-a-dia [dia a dia] dos estudantes, torná-los realmente cidadãos conscientes, dignos e responsáveis pelo futuro de sua cidade ou país. O problema de corrupção no Brasil é antigo, e não vai se resolver de uma eleição para outra, muito menos se o cidadão continuar afirmando sua passividade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno da questão. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Procure ir além do óbvio e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente