Voto nulo: uma forma passiva de maquiar a democracia - Banco de redações


Voto nulo: funciona?

Enviada em: 08/10/2012

Status:

Corrigida
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Em face a todo o cenário político que o Brasil está vivendo é essencial falar sobre a importancia que o voto tem na vida de cada cidadão. É apartir [a partir] desse voto consciente ou até inconsciente que as proprias [próprias] pessoas decidem o rumo do país. Portanto, a democracia não passa de uma decisão. Uma escolha feita pelo povo que mesmo sendo os "donos" da democracia ficam de mãos atadas e acabam sendo passivos em relação ao futuro do seu país.
Muitas são as causas que levam as pessoas a anular seu voto. A [seu voto, como a] corrupação [corrupção], as promessas não cumpridas e o desinteresse do governo em resolver as questões públicas necessárias à manuntenção do país. Os altos investimentos com situações "superfluas [supérfluas]" também causam muitas revoltas na sociedade, deixando as pessoas desmotivadas e desacreditadas  [,] visto que tem muitas areas [áreas] em que o governo deveria investir [,] como por exemplo na educação, na segurança e na saúde, que é um direito de todo cidadão e [,] no entanto [,] aqueles que estão no poder deixam de investir no que realmente interessa para o povo e passa a investir no que interessa pra [para] si e para poucos.

A passividade das pessoas na hora de votar pode ser visto [vista] também como uma forma de protesto daqueles que não acreditam na força da democracia.  O elevado numero [número] de votos nulos é resultado de uma sociedade que vota por obrigação e não deposita nenhum tipo de esperança naqueles que estão prestes a ser seu representante [serem seus representantes]. Um numero [número] expressivo de pessoas "lavam suas mãos" quando a questão é escolher aquele que representará a sociedade diante de tantos problemas sociais que existem. É como se as pessoas não quisessem se sentir culpadas por colocar no poder uma pessoa que acaba por não superar suas expectativas.
O voto nulo não vai resolver o problema democrático de um país. Não adianta se esquivar do voto [,] porque mesmo votando nulo [,] alguém vai ser eleito e vai administrar, de uma forma boa ou não, o estado de uma forma geral. Quando surgiu a democracia,lá na Grecia [Grécia] Antiga, Clístenes, o pai da democracia, deu a todos, tanto naquela época como hoje( de uma forma mais evoluida, porque hoje qualquer cidadão tem direito ao voto), o direito as [às] pessoas de escolher o rumo que vai levar a sua cidade. O que se tem que fazer mesmo é escolher bem um representante, estudar suas propostas e votar consciente [,] pois um voto que seja pode fazer uma grande diferença no rumo de um povo que anseia por um futuro melhor para todos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, preocupe-se com a clareza e precisão de suas ideias. Evite períodos longos e atente ao uso dos sinais de pontuação. No mais, lembre-se de que não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar suas colocações. Dessa forma, procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente