Em decorrência dos intensos escândalos que vêm ocorrendo no cenário político brasileiro, a população está deixando de exercer o seu papel de cidadão, se podemos dizer assim, usufruindo do voto nulo.
Por um lado, é pura hipocrisia as campanhas eleitorais que valorizam o voto nulo, impondo assim á [à] população a "ficar de braços cruzados" . Por outro, é aceitável este descontentamento e consequentemente questionamento da população devido as [às] diversas precariedades que o povo sofre. Não existe outra época em que o eleitor é tão bem acolhido e servido, possuindo assim algum tipo de utilidade, como nas eleições. Voltamos assim ao período da República Velha (que nunca teve fim), onde a maioria dos candidatos ilude e faz promessas de melhorias para á [para a] população em troca do voto.
Entretanto, uma coisa neste [nesse] cenário mudou: não temos mais o voto aberto [,] e sim secreto. Revoltados com essas promessas nunca cumpridas, o eleitorado está no seu devido direito de protestar, mas não vão ser com ferramentas passivas, neste caso o voto nulo, que estes vão conseguir alguma alteração neste corrupto cenário político.
A Justiça eleitoral, quando resolve tomar medidas para esta corrupção, não exerce o seu papel totalmente, apenas parcialmente. Tomemos como exemplo a Lei Ficha Limpa, que deveria impor restrições a eleições de candidatos com o "nome sujo". Porém, infelizmente [,] isto [isso] não acontece. O que deveria mudar no Brasil seria primeiramente a vigoração das leis, onde houvesse seleção para a candidatura dos políticos. Qualquer pessoa não poderia candidatar-se. Isto evitaria muito as barbaridades que ocorrem atualmente. Muitos candidatos hoje em dia se candidatam somente para aparecer, não possuindo assim o objetivo de melhorar o cenário brasileiro e acabar de vez com as precariedades que regem á [a] população.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e boas considerações. Porém, sua análise da questão não extrapolou o âmbito do óbvio. Dessa forma, amplie seu nível de leitura a fim de aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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