Em 1964, o Brasil sofreu um golpe político-militar e através de Atos Institucionais ficou proibido o direito de voto. As eleições ficaram a cargo dos golpistas, que escolhiam que [quem] iria governar. Com isso, o povo foi às ruas reinvidicar [reivindicar] seus direitos e foram recebidos, durante quase três décadas, a tiros e repudiação e anos mais tarde, com a redemocratização [,] o direito do voto foi alcançado, mas infelizmente algumas pessoas anularam e continuam até hoje anulando o voto, o que é uma prática [,] no mínimo [,] impensável, pois anulam juntamente as batalhas pelo direito alcançado.
O voto nulo, muitas vezes utilizados [utilizado] como forma de protesto ou como uma visão ideologica [ideológica], não constitui-se [não se constitui como] uma ferramenta eficaz na luta contra a corrupção que atinge de forma alarmante a sociedade brasileira. Muito pelo contrário, esse ato permite que políticos maus [mal] intecionados possam subir ao poder, uma vez que a anulação de um voto permite que este candidato ganhe a eleição com um número menor de votos.
Ao contrário do que muitos pensam [,] esse tipo de voto não tem a autonomia de acabar com uma eleição e permitir que novos candidatos possam concorrer a ela. O TSE dibulgou [divulgou] recentemente que o artigo 224 do Código Eleitoral, que diz que “se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país nas eleições, (...) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias" faz com que os mesmos candidatos concorram às eleições e não outros.
Além do mais, a eleição custa caro aos cofres públicos, nessa ano de 2012, já foram gastos 567 milhões de reais, portanto [,] anular o direito que temos como cidadão e os gastos efetivados com isso não parece ser uma boa escolha.
Diante disso, a melhor opção é analisar as propostas dos candidatos e votar naquele que é "menos pior", pois dá para se perceber quando a pessoa que vai se eleger é boa ou ruim, é só pesquisar o histórico de vida dela, se ela já praticou ou não corrupção e se ela pode mesmo implementar as medidas que expressa. O que não se pode é anular a luta dos antepassados que conseguiram através do sangue e de mortes o direito de votar.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas em torno da questão. No entanto, sua análise não ultrapassou o óbvio e nem extrapolou o recorte temático. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |