Votar nulo nas últimas eleições do século XXI tem sido um ato não tanto freqüente[frequente], mas questionável quanto a sua valia [a sua validade]. Isso porque para alguns essa ação democrática, o voto, serve de protesto contra boa parte dos candidatos corruptos[,] enquanto que para outros o votar nulo ocorre apenas por falta de informação. Alem [Além] do mais, não é possível saber se as causas de uma maior parcela de votos nulos causariam algum efeito drástico no sistema político, mas mesmo assim seria uma forma de protesto se feito de maneira consciente e crítica.
Dessa forma, os candidatos perceberiam o repúdio da população quanto as suas candidaturas, mesmo que não dessem tanta atenção, já que seria um marco na história do país. A partir disso, muitas relações diplomáticas do Brasil com outros países seriam afetadas e o Brasil, em âmbito mundial, teria sua imagem política criticada. Não é de agora que o país vem sediando casos de corrupção e desvios de dinheiro público, prejudicando os que vão as [às] urnas elegerem candidatos que em suas campanhas políticas juram honestidade e melhoria social.
Outro grande equívoco das eleições é o marketing usado pelos políticos para se elegerem. Os próprios se mostram como produtos ao povo e não com seres humanos capazes de ofertar algum benefício após o dia da eleição. Com o passar dos anos, as coisas estão ficando cada vez mais artificiais, tanto para o eleitor quanto para os candidatos. Diversas são as pessoas que acham que votar é a única forma de ação democrática e os políticos dão a entender que isso é verdade, e não é bem assim. Votar é uma das ações e não a única [,] e em branco seria uma boa opção de rejeição a toda essa figuração política.
Em meio a toda essa situação [,] percebe-se que votar é um direito de todos e votar nulo não deixa de ser válido quando se consideram pontos como, não [como não] agrado dos eleitores por parte dos candidatos, histórico corrupto ou em situações não honestas e outros já que o voto é particularidade de cada indivíduo e cabe a cada uma [um] analisar os critérios que favorecem ou desmerecem um ou outro candidato. Para que os índices de voto nulo reduzam é necessário que os futuros eleitos se preocupem mais com o estar - [bem-estar] social de todo o povo e não com campanhas tão pejorativas e apelativas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez uma boa abordagem do tema. No entanto, não houve extrapolação do óbvio e seu texto merecia um melhor trabalho com a parte argumentativa. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |