Em nosso cotidiano [,] a democracia é a mais sensata forma de participação social. Porém, devido a muitos políticos que passam a imagem de um Brasil corrupto, grande parcela da população não vê mais o voto como direito [,] e sim como dever. Foram anos de luta para se alcançar a “igualdade democrática”, que é desperdiçada ao não usufruir-se [se usufruir] desse direito.
Casos como o de José Sarney, que praticou nepotismo, ou do Mensalão, resumem claramente a situação deplorável que vivencia a política brasileira. Um país com milhões de habitantes certamente deveria ter comandantes melhores. A solução que se tem para o Brasil é única e imediata: votar! Mas será que a população está preparada para mais um período eleitoral?
“Em política é preciso curar os males e nunca vingá-los”. A frase de Napoleão Bonaparte é – ou deveria ser – tão atual quanto nos séculos XVIII e XIX. Indignados com a depravação governamental, os brasileiros resolveram vingar-se em forma de protesto através do voto nulo. Entretanto, ainda que mais de cinquenta por cento da população anulasse o voto, de nada se adiantaria [de nada adiantaria]. Nunca se chegou a um caso assim, mas nas eleições para presidente de 2010, 10,7% (dez vírgula sete por cento), algo próximo a um milhão da população fluminense, anulou [fluminense anulou] o voto ou votou em branco. Esses, por sua vez, ficaram à mercê dos outros eleitores.
Um candidato deve ser o mais puro reflexo de seu território. Muitas vezes figuras bizarras e inaptas a exercerem as suas funções no governo são eleitas devido ao silêncio e ao desejo de protesto de cidadãos. O país necessita de eleitores e candidatos centrados em um objetivo.
Por fim, é necessário estar ciente de que as eleições só ocorrem de quatro em quatro anos. Protestar na urna não é apenas se calar ou eleger candidatos excêntricos, e sim mostrar que ainda há fé, que a o povo [que o povo]não está submisso aos caprichos de seus governantes. Não se pode deixar escapar um direito lutado com tanto suor. O direito ao voto é comum, e deve ser exercido com consciência.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez considerações válidas. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Dessa forma, amplie suas ideias e seu senso crítico dos fatos, além de realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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