Sempre com a chegada das eleições, surge questões sobre o voto nulo com a função de protesto feito pelo cidadão contra o sistema e a situação política atual de nosso país. Este ano não é diferente, inúmeras campanhas apareceram para provar que a anulação do voto é o melhor caminho para mudar a política no Brasil. Porém, será que essa é realmente a solução?
Temos de partir da gênese do direito ao voto, não só no Brasil como no mundo todo. Uma história de lutas e mortes, verdadeiras tragédias precisaram ocorrer para que hoje pudéssemos escolher nossos representantes. Abdicar desse direto, duramente conquistado, nem sempre dado ao povo no decorrer da história da humanidade é ilógico. Literalmente [,] o voto nulo é a anulação do seu principal direito com cidadão.
O voto nulo com o argumento de modificar o cenário político no Brasil chega a ser hipócrita. O que realmente irá mudar a situação da política na nação é a fiscalização conjunta de toda a sociedade das câmaras e palácios espalhados pelos quatros quantos [cantos] do país, denunciando crimes e corruptos.
A urna não é lugar de protesto, e sim onde você escolhe o seu próprio destino. O voto nulo é um erro gravíssimo, feito por aqueles que erroneamente acham que estão fazendo a coisa certa. A população brasileira tem que deixar de ser telespectadora passiva da politica para um povo dinâmico que exija o que tem direto e não tolere a corrupção. Essa que deixa tão sem fé o eleitor brasileiro. Esse dinamismo fará uma “revolução” na política brasileira e naqueles que a praticam. Consequentemente aumentando a auto estima [autoestima] do eleitor. Verdadeiro [eleitor, verdadeiro] protagonista da sociedade brasileira.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações. No entanto, não houve extrapolação do óbvio e faltou um melhor trabalho com a parte argumentativa de sua produção. Não basta afirmar, é preciso comprovar e fundamentar. Dessa forma, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas histórics etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |