A grave situação política que estamos vivendo devido às fraudes, corrupções e desvio de verbas públicas destinadas à saude e educação, por exemplo, nos leva à renunciar [a renunciar] o direito (obrigatório) de voto.
Tal direito é essencial na evolução da democracia , mas as atrocidades cometidas nos levam à anulação do voto, que é também, uma [também é uma forma de manifestar nossa opinião em relação aos candidatos [,] porém, a porcentagem de pessoas que anulam o voto ainda é muito pequena.
A anulação do voto pode ser um ato de passividade perante à [a] política corrupta que estamos vivendo atualmente. Pois não podemos fazer nada em relação à situação degradante que a politica [política] brasileira esta [está] passando. Mas escolher um candidato, pode [candidato pode] ser a resolução dos nossos problemas sociais, apesar de isso poder ser considerado por “possivel” , não garantido.
Diante disso, adotar uma postura realista, escolhendo os candidatos “menos piores” é, na maioria das vezes, a alternativa mais prudente a se tomar. Cada cidadão sabe, em [sabem em] quem votar e o que fazer quando estiver frente à [a] frente com a urna eletronica [eletrônica], cada qual tem a chance de tomar a decisão que achar mais correta, podendo adotar uma atitude passiva, em [passiva em] relação à política patética que estamos vivendo, ou tentando, mais uma vez, na expectativa de mudar a situação política do nosso Brasil.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum e não aprofundou a questão. Amplie seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e procure realizar um mais amplo e efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposiçõe, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |