Durante grande parte da nossa história o voto brasileiro destinado a cargos políticos, foi [políticos foi] controlado de diversas formas, desde o Brasil Colônia ao final da Ditadura militar. Anteriormente [,] se votava [votava-se] indiretamente e quem tinha certo poder aquisitivo, e também eram proibidos de votar mulheres e analfabetos. Finalmente com a Constituição de 1989, ganhamos nosso direito de fato ao voto direto. Hoje, mesmo após esta conquista através das lutas de nossos antepassados, com todos possuindo tal direito, sendo mulheres ou homens, jovens ou idosos, ricos ou pobres [,] por que optar por votar em nulo?
Sabemos o quão [o quão é] importante ter representantes que saibam das nossas necessidades e lutem por elas para termos uma sociedade bem organizada, o que seria impossível se não houvesse os líderes, por fim acabaria em uma sociedade sem regras. O presidente do TSE, Marcos Aurélio Mello disse “Dar uma de avestruz, enfiando a cabeça na areia e deixar o vendaval passar, é a melhor forma de comprometer negativamente o futuro do país”, em entrevista a revista Super Interessante [Superinteressante], em relação a esses eleitores.
A tentativa de muitos dos eleitores de votarem em nulo [votarem nulo] como forma de protesto a [à] corrupção acaba invalidada, pois serão os cidadãos menos esclarecidos votando em candidatos questionáveis que contribuirá para que isto venha a acontecer, e o Brasil ter representantes sem nenhum comprometimento e corruptos que levaram cada vez mais nosso país a decadência.
Portanto, devemos procurar conhecer sobre os candidatos, analisar se suas propostas são plausíveis de comprimento [cumprimento], saber que de qualquer forma um dos candidatos ocupará tal cargo e ir as [às] urnas e votar consciente em busca de um país mais igualitário e digno , o que é de direito de todos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém sua linha argumentativa não extrapolou o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aprimorar sua percepção crítica dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |